Tem uma ideia para um projeto de empreendedorismo inovador?

Passaporte para oEmpreendedorismo

O que é?

O Passaporte para o Empreendedorismo é uma iniciativa do Programa +E+I de acordo com o Impulso Jovem, que pretende estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolverem o seu projeto de empreendedorismo inovador, que se encontre em fase de ideia, facultando um conjunto de ferramentas técnicas e financeiras.

Que apoios são concedidos pelo Passaporte para o Empreendedorismo?

  • Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo – o processo inicia-se através do acesso a uma Bolsa para o desenvolvimento do projeto empresarial.
  • Mentoria – os promotores com Bolsa podem ter acesso a uma Rede Nacional de Mentores que irão fornecer aconselhamento empresarial aos empreendedores.
  • Assistência Técnica – os promotores com Bolsa podem ainda obter Assistência Técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

A Bolsa do Passaporte para o
Empreendedorismo é:

Um incentivo mensal no valor de 691,70 euros

A atribuir durante um periodo mínimo de 4 meses e até ao máximo de 12 meses.

Para jovens:

  • até aos 30 anos licenciados há menos de 3 anos
  • até aos 30 anos, detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento, e inscritos nos centros de emprego há mais de 4 meses
  • até aos 34 anos, detentores de mestrado ou doutoramento
Os jovens devem ser detentores de um projeto de empreendedorismo que ainda se encontre na fase da ideia:

Inovador, com potencial de crescimento e que responda a uma necessidade de mercado.

Regiões elegíveis:

O Passaporte para o Empreendedorismo destina-se a empreendedores residentes ou que tenham obtido o grau académico nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, considerando que no âmbito do projeto empresarial a apresentar, a respetiva atividade será desenvolvida numa destas regiões.

Rede Nacional de Mentores

A Rede Nacional de Mentores é uma rede de profissionais experientes ligados à gestão de negócios voluntariamente disponíveis para acompanhar empreendedores no desenvolvimento das suas ideias e projetos empresariais.

Contando com o envolvimento da sociedade civil, para antecipar problemas e procurar soluções, encoraja-se a partilha de experiências e competências.

Incentivam-se os contactos regulares entre mentor e empreendedor, promovendo uma proximidade e um aproveitamento das redes de contacto, experiência prática, competências técnicas do negócio e do mercado do mentor.

Regulamento

  • NOVO Regulamento do Passaporte para o Empreendedorismo – VERSÃO 2 [em vigor]
  • Regulamento do Passaporte para o Empreendedorismo – Versão 1
  • Portaria Portaria n.º 370-A/2012, 15 de Novembro

Lista de Candidatos que já formalizaram o
Passaporte para o Empreendedorismo

Consulta aqui a Lista de Candidatos que já têm o Passaporte para o Empreendedorismo