Portugal

O Sorgimento

Portugal conta sua história, a história deste pequeno país ao sudoeste  do Continente Europeu ,na  Península Ibérica  como todos a conhecem, tendo  grande costa no Oceano Atlântico, ao Sul,tem como froteiras ,   após a travessia do mar mediterrâneo.

Ao norte  e a leste, Está a Espanha como vizinha. Teve ínicio com a chegada de um de um certo ¨Conde¨, vindo do norte da Europa, tendo em mente a reconquista da Península. Contraindo nupciais com a filha do Rei Leão.

A Independência

Ficando o Condado Portucalênce aos seus  cuidados, tendo um filho deste casamento, Dom Alfonso Henriques. Tornando independente Portugal, assim sendo Portugal chegou a ser independente só em1140. Foi expandindo desde Barca da Alga até Lisboa. Assim foi criado Portugal, alargando até o território abaixo o Tejo. Em seguida para reorganizar o país. Quase 1 século depois  Dom Alfonso, o Rei, que chegou da  de Bologna, O Bolonhês como era conhecido, ocupou o seu trono. Intensificou-se inicialmente, mais união com o norte da Europa.

A origem da Dinastia de Avis

Resultando assim,  a seu filho, Dom Diniz, continuar a organizar o país e  sua frota naval. Deixando o país dividido, devido a sua a sua morte, o Rei Fenando deixou também, a sua filha, já casada com o Rei de Castela, que dividia o poder  dos partidários de Dom João, Mestre de Avis, irmão bastardo do Rei, que apoiados pela burguesia do Porto e de Lisboa, onde havia muitos judeos safardistas ( assim eram chamados os judeos que nasciam ou viviam na península ). Tinham também boas relações com a Gran Bretanha, esses apoios  deram certo e  desta maneira o Rei, o Mestre de Avis, Dom João I, consegue derrotar o Rei Castelhano, originando a Dinastia de Avis, e a soberania do País, tendo também a variadas situações da expansão de Portugal que só poderia se realizar, do sul  e ao oeste, ou seja pelo mar, expansão marítima seria a idéia principal, assim foi traçada a estratégia.

O crescimento

O Desenvolvimento Marítimo

Com a ajuda  dos dois, profissionais  náuticos e marinheiros, teve ínicio em Celta e em seguida por toda Costa Africana, e pelo Oceano Atlântico.  Foi Portugal crescendo em território, e ainda nos finais do século XV com Dom João II ao comando, Portugal,  com o  conhecimento dos ventos e suas correntes, permitiu, já naquela época o conhecimento do Cabo da Boa Esperança.

Os  Descobrimentos

Que facilitaria as Grandes Viagens, rumo ao comércio com as ilhas e todo o  Oriente. Tendo Cristovão Colombo ido para as Américas com os espanhóis, e com o Tratado deTordesilhas, Vasco da Gama chegou às Índias, e Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Portugal possuía a frota náutica mais poderosa e desenvolvida do mundo. Foram estabelecidos, O Império do Oriente, unindo Índia, Japão, Portugal até mesmo Austrália. Aquela nobreza que se haviam enfraquecida e derrotada no passadoem 1386, na Guerra de Castela, se reergueu fortalecida.

O declíneo

Gestão Deficiente

Conseguindo destruir a influência burguesa, expulsando e perseguindo os judeos, instaurando uma cultura de desprezo que não mudaria até à atualidade, que continuaria a influênciar todo o país; facilitando  relações comerciais injustas e exageradas, em negócios imediatos. Deteriorando-se mais ainda a gestão do da Monarquia, desencadeando-se no desastre de Alcácer e Quibir e se seguiu um período de seis décadas com reis espanhóis  no poder.

Vinda  Ajuda Bem

Bem com a ajuda da França e Inglaterra, foi retomada a exploração do Império, mais não podendo participar do desenvolvimento econômico  europeu. Gastando menos em investimentos produtivos e  mais em consumo, esquecendo-se  da educação até mesmo da classe dominante. Deixando-a  ignorante.

Falta de Controle

E destruída Lisboa pelo terremoto em 1755, que devastou o país, e a capital tendo que transladada para o Brasil, e a consequência disso o Brasil se tornaria independente. Somando-se Invasão Francesa com Napoleão Bonaparte.

A Queda da Monarquia

Depois continuariam os erros por todo o século XIX, culminando com o Ultimato Inglês, seguido da morte de Dom Carlos, assassinado e pouco mais tarde a Queda da Monarquia e 1910. Contudo os conceitos não mudariam, e a população com baixo nível de educação.

A Ditadura

Seguindo os mesmos esquemas, de “má gestão” do passado, começados no século XVI, resultou em uma ditadura com cerca de 50 anos. Que passou pelas duas Grandes Guerras Mundiais, e chegando a atingir uma economia estável.

A Esperança Reacesa

E assim culminou os erros do passado, da gestão colonialista a falta de adequação, ao desenvolvimento mundial , foram conduzidas  as guerras nas colônias e a Revolução de 1974. Existe hoje, em Portugal, pessoas que precisam suprir a necessidade de todos, usando meios que antes não existiam para impor os valores corretos, predominantemente o essencial, tudo o que possa ser eficiente, e assim, poderia todos os portugueses e não portugueses, pessoas que vivem em Portugal, possam –não somente alguns – Vivam de maneira descente e sustentável.